Tendinites e Tendinopatias
A tendinopatia acontece quando há um processo inflamatório que resulta em micro rompimentos do tecido tendíneo, manifestando-se com dores e desconforto. Com o passar do tempo, essa inflamação pode se tornar crônica podendo levar à ruptura total ou parcial do tendão e, por esse motivo, o paciente passa a sofrer limitações para realizar movimentos pela doença.
Pode acometer qualquer região do corpo, porém as grandes articulações como ombro, cotovelo, joelho e tornozelo são as mais frequentemente afetadas.
Os sintomas da doença variam de acordo com a localização e a intensidade da inflamação, mas na maioria dos casos o sintoma principal é a dor que pode apresentar alívio após aplicação de calor ou frio e massagem no local. Outro sintoma frequente é a perda de força e desconforto na região afetada, geralmente quando afeta os ombros, punhos e mãos.
A doença tem cura, mas para isso é importante o diagnóstico precoce e tratamento correto.
Para confirmar a doença o paciente precisa procurar um ortopedista, que irá avaliar o histórico clínico e os sintomas, além de uma investigação mais precisa com exames de imagem, que podem mostrar claramente as condições da região afetada.
Após a confirmação do problema, o médico irá orientar a melhor forma de tratamento de acordo com cada caso.
Geralmente são utilizadas medicações, repouso das articulações envolvidas, crioterapia (bolsa de gelo), modificação de hábitos como a realização de movimentos repetitivos, além de atividades físicas que fortalecem a região afetada e fisioterapia.